sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Suplicy denuncia agressões praticadas no Haiti por tropas das Nações Unidas

Suplicy denuncia agressões praticadas no Haiti por tropas das Nações Unidas

Sob comando brasileiro, militares teriam bombardeado favela em Porto Príncipe, provocando a morte inclusive de crianças. O caso foi relatado aos membros da Comissão de Relações Exteriores pelo haitiano David Josué

senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou ontem, na reunião da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), denúncias de desrespeito aos direitos humanos praticado, segundo informou, por tropas da Organização das Nações Unidas (ONU) no Haiti, sob comando brasileiro.

As denúncias foram levadas pelo haitiano residente nos Estados Unidos David Josué, da Haitian Lawyers Lidership Network, e por Marcos Socol, do diretório nacional do PT.

Os parlamentares assistiram a vídeo sobre fatos ocorridos em 2007. Segundo David Josué, irregularidades continuam ocorrendo. No vídeo, tropas com tanques e helicópteros bombardeiam a favela Cité Soleil, em Porto Príncipe, deixando diversos mortos, inclusive crianças. As autoridades dizem que os mortos seriam "bandidos ou narcotraficantes", informou Suplicy.

O presidente da comissão, Heráclito Fortes (DEM-PI), considerou as denúncias graves e informou que a CRE tentará marcar reunião com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, para tratar do assunto. Marina Silva (PT-AC) disse que as crianças assassinadas representam "o filho de todos nós". Os parlamentares pedirão esclarecimentos aos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.