O Sindfunesa, Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Alagoas, vem a público denunciar a política de abandono para com as universidades estaduais praticada pelo governador Teotônio Vilela do PSDB. Como é de conhecimento de toda a sociedade alagoana, a Uncisal foi classificada como a pior universidade do país. E a responsabilidade é do governador Teotônio Vilela que não tem investido na estrutura física e no quadro profissional daquela instituição. Para com a Uneal, a política do governador tem sido a mesma: abandono e desprezo para com a instituição que garante o acesso ao ensino superior a mais de 7 mil jovens do interior do nosso Estado.
A situação da Uneal é lamentável e caminha em direção ao que aconteceu com a Uncisal, pois falta estrutura física para os laboratórios dos cursos e de informática, faltam salas de aula, o acervo da biblioteca é insuficiente, etc. Para piorar, o concurso para funcionários não sai do papel, o que limita a qualificação do quadro técnico e o ano letivo de 2009 está comprometido, pois faltam cerca de 110 novos professores para garantir as novas turmas dos cursos que foram iniciados no último período, para atender os novos cursos previstos e substituir os professores que saíram.
Além disso, o governador desrespeitou os professores e toda a sociedade alagoana, pois não cumpriu o acordo firmado em outubro de 2007, quando o governo acordou com a categoria a reposição salarial de 16,8%, a revisão do PCC (enquadramento automático para mestres e doutores e progressão horizontal), a realização de concurso público para funcionários e professores, melhorias nas estruturas físicas (prédios, laboratórios, biblioteca, etc.) e política de assistência estudantil.
Até a lei sancionada e publicada no Diário Oficial no dia 31 de julho concedendo os 16,8% de reposição o governador não cumpriu.
É um absurdo, pois o Estado de Alagoas teve um superávit em 2007 de mais de 188 milhões, além disso, a arrecadação em 2008 tem aumentado todo mês e as despesas estão sendo reduzidas. O que espera então o governador do Estado para resolver a situação da Uneal?
Arapiraca, 24 de setembro de 2008.
Sindfunesa - Sindicato dos Docentes da Uneal