Greve força governo a recuar e arranca conquistas!
O vigoroso movimento grevista, realizado pelos docentes da Uneal, praticamente um mês de greve com 100% de adesão, fez o governo do PSDB recuar! A categoria enfrentou um governo difícil de negociação, insensível às necessidades do povo, sofreu pressão, ameaça de corte no salário e decretação de ilegalidade da greve, mas não arredou o pé do legítimo direito de paralisar em defesa de seus direitos e conquistas.
O movimento demonstrou a capacidade de luta dos professores, o apoio dos alunos e da Frente Parlamentar em Defesa da Uneal. A realização de diversos atos e atividades teve repercussão positiva na imprensa e conquistou o apoio da sociedade.
Desde 2007 que a luta em defesa da Uneal vem obtendo conquistas: regime de trabalho de 40 horas, concurso para professores substitutos por jornada de trabalho e não por hora-aula, autorização do concurso para funcionários (agora é cobrar da cobrar da Reitoria sua realização imediata) e reposição salarial de 16,8%. As modificações do PCC devem ser encaminhadas pelo governo até agosto.
Professores e alunos acompanharam a votação do projeto dos 16,8% na Assembléia Legislativa e, no dia 17/07, os professores, em assembléia geral, decidiram pela suspensão da paralisação. No entanto, mantendo-se em estado de mobilização, posto que a luta em defesa da Uneal continua, lutamos por concurso para professores efetivos, melhorias de prédios, laboratórios, bibliotecas e uma política de assistência estudantil.
Plenária da CUT
Realizou-se nos dias 20 e 21 de junho, com a participação de 117 delegados representando sindicatos do campo e da cidade, a Plenária Estadual da CUT.
A Plenária debateu a situação política nacional e estadual, a organização dos trabalhadores e a luta dos servidores públicos diante da postura do governo Teo Vilela (PSDB).
Foram aprovadas várias resoluções, entre elas, uma de apoio a luta em defesa da Uneal. Depois, foram eleitos 7 delegados para a Plenária Nacional (São Paulo, 05 a 08/08/2008). O representante do Sindfunesa, Luiz Gomes, foi eleito delegado.
Curso de Formação Sindical
Para qualificar a prática sindical, o Sindfunesa e o Sindacs, em parceria com o Grupo de Estudo do Marxismo da Uneal, realizarão no dia 16/08, um Curso de Formação Sindical, onde serão abordados a história, as concepções e os desafios do movimento sindical.
Fórum Universitário
Por iniciativa do Sindfunesa, será realizado, em agosto, um Fórum Universitário, que discutirá o projeto político-institucional da Uneal.